Homem - Aranha: No Aranhaverso (Opinião)

Olá Waffles!!!

No dia 10 de Janeiro de 2019, estreou nos cinemas brasileiros a aclamadíssima animação Homem-Aranha: No Aranhaverso, e que animação.



O longa esteve sob direção de Peter Ramsey, Bob Persichetti e Rodney Rothman e foi produzido pela Marvel Enterteinment, Columbia Pictures, Sony Pictures Animations e Marvel Animations, ou seja, um filme de peso, que tem recebido ótima aceitação dos fãs e das críticas, levando-a a ter 100% de aceitação no Rotten Tomatoes.

Aranhaverso nos quadrinhos


No universo HQ do Homem-Aranha, o Aranhaverso foi um evento onde vários personagens que encorporaram o herói aracnídeo uniram-se para lutar com "Os Herdeiros", um gurpo de vilões que buscava extinguir todos aqueles que vestiam o manto do herói.

História do Filme

Ao inciar, o filme se passa em Nova York, mais precisamente no conhecido bairro do Brooklyn, e o foco das primeiras cenas esta no personagem principal, Miles Morales. Um garoto de família negra e latinos, o pai de Miles é policial e a mãe, aparentemente é uma latina que trabalha em um hospital.
Por seu pai ser rígido, Miles prefere passar seus momentos de folga desenhado grafites e indo as escondidas a casa de seu tio, onde os dois saem grafitar. 

Em um desses passeios, Miles é picado por um aranha geneticamente modificada e por conta disse, recebe poderes de aranha (escalar, sentido aranha, força, agilidade) e mais alguns poderes diferentes, como tornar-se invisível e dar choque, este, seria o chamado Homem-Aranha Ultimate, mas falamos sobre isso depois.



Por via de conhecimento, aqui, estamos na Terra 1610, uma dimensão paralela com a do Homem-Aranha original, que é a Terra 616. Nesta dimensão, temos o Peter Parker como Homem-Aranha, porem ele é morte pelo Rei do Crime na frente de Miles. Peter tentava destruir o portal interdimensional Criado pelo Rei do Crime, e após uma explosão, e um breve encontro com o vilão principal, Peter, com 30 anos é morto e Miles é encorajado a assumir a missão de heróis de Nova York e não permitir que as dimensões se distorçam e a Terra 1016 venha a ser destruída.

Miles não esta sozinho, com a primeira abertura do portal,vários Homens-Aranha surgem de suas dimensões e meio que sem entender o que realmente esta acontecendo, todos o heróis se unem para deter Wilson Fisk e voltar cada um para sua dimensão.

Quem são os outros Aranhas?

  • Peter Parker, "O Espetacular Homem-Aranha" ( Terra 616)

O espetacular Homem-Aranha, o original. Obviamente que o Peter Parker do universo principal da Marvel participaria desse evento. Não apenas ele integra o exército dos aranhas, como é escolhido entre os vários Homens-Aranha para que lidere a missão para derrotar os vilões desta animação.

Apesar de toda badalação com "o amigo da vizinhança", Peter, em sua dimensão passou por momentos muito difíceis, já não acredita mais em muita coisa e esta a merce da vida, sem a tia May, sem sua esposa e com alguns quilos a mais.


  • Gwen Stacy, "Mulher-Aranha" (Terra 65)

Neste universo, quem foi picada pela aranha e ganhou os poderes não foi Peter Parker, e sim Gwen Stacy. Outra diferença do universo principal foi como ela decidiu ser uma super-heroína. Gwen apenas decidiu assumir a responsabilidade de ser a Mulher-Aranha após Peter Parker morrer tentando ser especial como ela.



  • Peni Parker (Terra 14512)

Nesta realidade, uma personagem de anime assumiu o personagem icônico. Aqui, quando o pai de Peni Parker morre em combate usando a armadura SP//dr, seus tios Ben e May que trabalham no projeto DR//ar dizem que ela é a única que pode dar prosseguimento ao projeto por questões de compatibilidade genética, mas somente se a aranha DR//ar a aceitasse. Os pilotos são escolhidos por uma aranha consciente que forma um elo mental com eles.

Peni Parece uma personagem de anime, não somente em grafia, mas também em suas ações e dramas desameados.


  • Porco-Aranha (Terra 8311)

Peter Porker era uma aranha que vivia no porão da casa de May Porker, uma cientista que havia criado o primeiro secador de cabelos atômico do mundo (mundo esse que é comandado por porcos cartunescos). May então usa sua invenção em si mesma, tornando-se radioativa no processo. Em um acesso de loucura, provavelmente causada pela radiação, May morde a aranha Peter, que cresce até se transformar em um porco antropomorfizado. Assim surgiu o Porco-Aranha. 

Aqui, nosso herói tem como base referencias de personagens dos Looney Tunes, tanto em suas ações como em suas falas.



  • Homem-Aranha Noir (90214)

O Peter Parker dessa dimensão cresceu com seus tios paternos durante a Grande Depressão Americana, em 1933. Um dia, Peter encontrou o corpo mutilado de seu tio Ben, morto em retaliação por ter começado uma greve em uma fábrica têxtil. Peter ganha seus poderes após uma estátua de aranha quebrar e liberar uma infestação de aranhas, das quais uma morde o rapaz. Ele sonha com um deus aranha e acorda já com seus poderes. A partir de então ele passa a se vestir com uma máscara e sobretudo preto e se torna o Homem-Aranha Noir.

Noir, tem falas clássicas, semelhantes a filmes antigos, suas ações sempre são  honrosas e dignas, o que o leva a dialogar sempre em tom sábio.



  • Miles Morales, "Homem-Aranha Ultimate" (Terra 1610) o protagonista

Na verdade, este Homem-Aranha, não é uma versão de Peter Parker, mas sim um segundo Homem-Aranha a surgir nesse universo. Miles Morales também foi picado por uma aranha geneticamente modificada e adquiriu os poderes do Homem-Aranha (e alguns extras). Contudo, Miles só se tornaria um super-herói após a morte do Peter Parker de seu universo. Assumiu a responsabilidade do manto de Homem-Aranha e continuou o legado do herói.



Veredito

Apesar de todo êxtase, o filme tem prós e contras:

  • Pró

Destaco aqui a animação gráfica em si, que é fantástica, o filme a todos tempo leva o espectador a lembrar de HQs, no tipo do desenho dos personagens, no balões de fala, no modo em que a história se passa, tudo nos leva a ver que essa, realmente é uma ótima história derivada dos quadrinhos.

  • Contra

Todo se resolve de maneira muito simples. Miles não consegue controlar de forma alguma seus poderes, nem em situações criticas, levando-o a ser o pior Aranha do grupo e sendo excluído por eles para a missão final.
Porém, absolutamente do nada, Miles se torna um exímio Homem-Aranha, sem falhas ou erros.

Mesmo com as pontas soltas que o longa nos dá, ele continua sendo um ótimo filme, emocionante, cheio de lutas, reviravoltas e muita ação. Sendo assim, se você está desocupado por esses dias, faça como nós, vá ao cinema mais próximo de você e assista Homem-Aranha: No Aranhaverso