Aquaman - Opinião

Olá Waffles, como vai?

Já assistiu o novo filme da DC, Aquaman?

Lançado em 13 de Dezembro de 2018, dirigido por  James Wan e com Jason Momoa no papel principal (não podemos nos esquecer que Nicole Kidman também faz parte do elenco), Aquaman foi um título muito aguardado pela crítica cinematográfica.



Para podermos ter uma conversa sobre o título, primeiramente, devemos nos esquecer de todas a galhofas e zoeiras feitas com o personagem. Isso acontece desde a série dos Super Amigos, da Hanna Barbera e até mesmo em seriados mais atuais como em Family Guy, e todos dizem o mesmo, "o Aquaman é inútil."  Por isso a grande espera dos fãs de filmes de heróis e da crítica, visto que, poucos filmes da DC realmente são "assistiveis", então vamos nos esquecer do que passou e avaliar o filme.

Narrativa

A história se inicia com Arthur Curry (J. Momoa), o Aquaman, narrando como seus pais se conheceram. Sua Mãe é Atlanna (Nicole Kidman) a rainha de Atlântida e o seu pai é um homem que cuida de um farol. Atlanna sai perseguida de seu reino por questões politicas, encontra-se com o homem do farol que vendo que ela esta muito ferida, a acolhes em seu lar, os dois se apaixonam e desse relacionamento nasce Arthur Cury, o príncipe herdeiro (e bastardo) de Atlântida.



Ao crescer, Arthur é treinado por Vulko (Willen Dafoe, interpretou o "Duende Verde" no primeiro filme do Homem - Aranha"), um homem de confiança do rei. Desde jovem, ele aprende que uma guerra esta para explodir, e que ele como real herdeiro ao trono, deveria assumir seu lugar, pegar o lendário tridente do antigo rei Orin e unir todos os povos dos 7 mares novamente.



Este, é apenas o início da trama, ao decorrer do filme, vemos um Aquaman bem construído, sem arestas soltas ou pontos de ligação que possam desmerecer o herói, tudo em torno do personagem foi caracterizado de uma maneira que o personagem do universo cinematográfico da DC seja bem visto pelos já conhecedores dos quadrinhos e pela nova geração.

As partes de baixo d'água lembram muito as temáticas de Star Wars, povos que se parecem humanos, outros nativos com aparência de animais submarinos, muita luz, cor e tecnologia.

O filme não apresenta muitas reviravoltas, não há um exagero em cenas românticas, e as piadas, para mim, estão em boa medida. Os antagonistas passam um ar de bons vilões, mas, talvez uma melhor exploração tivesse melhorado o fluir do filme.

Visual

A arte gráfica utilizada no filme é fantástica. As cenas no fundo do mar dão a sensação de imersão no contexto do filme mas de modo algum faz que algo parece sintético, tudo é muito natural, desde as mobilidades dos personagens, até os veículos, animais e as falas, foi criado um reino aquático impressionante , cheio de cores, luzes, monstros e explosões.


Problemas

Apesar de agradável, o filme tem vários pontos falhos:

  • Tempo
O filme torna-se muito longo, com muitas informações que não precisavam estar la e outras que poderiam ser aprofundadas e foram ignoradas. Muitas coisas são dadas para que o espectador assimile, e várias explicações são exacerbadamente delongadas.

  • Mera

Mera (Amber Heard) é o par romântico do protagonista. Ela tem um visual muito belo, porém sintético de mais. A atriz interpreta muito bem a proposta apresentada, mas, a personagem não foi bem desenvolvida, sendo uma "Barbie" com poderes aquáticos.

  • Explosões
Não, elas não são o problema, mas as situações em que elas ocorrem. Existem momentos em que 2 personagens estão conversando de maneira mais sigilosa e em todas as vezes ocorre uma explosão desnecessária e o assunto nunca é finalizado com falas que levam a algum lugar, mas sim, sempre com uma fuga alucinada ou uma luta contra os capangas.

Veredito

Mesmo com pontos de melhoria, o filme é surpreendente, dando uma nova visão sobre o personagem. Vale ressaltar que a atuação de Jason Momoa é ótima, ele se encaixou bem ao papel, trouxe boas piadas e passou muito bem a emoção vivida por Arthur em meio a guerra, então se você, amado leitor, puder ir ao cinema mais próximo de você, de uma chance a Aquaman, ele merece.