HQs, a Oitava Arte

Olá Waffles!!!

Você curte ler Hqs, histórias em quadrinhos ou os famigerados Gibis?



Do que se trata?

Apesar de não ser considerada uma vertente da literatura, as HQs aliam de maneira muito interessante imagens a textos, enriquecendo também o vocabulário de seus leitores.



HQs retratam história fictícias ou cotidianas de maneira com que o leitor possa interagir visualmente com a arte, aprecie a narrativa e obtenha uma intimidade maior com os aspectos de cada cenário e personagem, em suma, existe uma conectividade entre à narração, apresentação do texto e imagem que buscam estabelecer complementos entre as partes.

História

O americano Richard Outcalt criou o pai de todas as HQs denominada "The Yellow Kid", em 1895, era uma tirinha publicada em jornais de Nova York e foi extremamente bem vista por todos, sendo disputada por muitos para que obtivessem a publicação exclusiva da série. O padrão desta tirinha era exatamente igual ao que temos hoje, balões, ações fragmentadas e personagens fixos.



As comics, como são conhecidas nos países de língua inglesa, surgiram na mesma época do cinematógrafo, porém, diferente do que aconteceu com o cinema, que desde sua estreia foi considerado a sétima arte, os quadrinhos não receberam a devida importância dos críticos, tornando-se, para os tradicionalistas artísticos e influenciadores, algo considerado ruim para crianças e adolescentes. Isso aconteceu em virtude das temáticas abordadas, que fugiam às narrativas convencionais.Essa inovação provocou muita "torção de nariz" e as impressões iniciais sobre as HQs transportaram a arte sequencial para a "Gotham" das artes, onde permaneceu até a década de 60, quando invadiu o universo acadêmico e ganhou a simpatia de estudantes e professores.

Hoje

As revistas em quadrinhos tem recebido uma valiosa atenção, especialmente das industria cinematográfica, sabendo que, a Marvel, com seu poderoso MCU baseia seus filmes em suas HQs.
Desde meados dos início do século, Marvel e DC travam uma ferrenha luta para ver quem domina o universo das HQs e a cada década, uma se sobressai a outra, tendo quase que um revesamento.


Digitalização de mídias

Muitas das grandes empresas de HQs tem desenvolvido aplicativos para vendas de e-comics, facilitando ao leitor levar suas histórias preferidas para onde quiser, porém, tirando o prazer de se obter a física história em mão.
Esta inovação acaba fazendo com que cópias digitais não autorizadas circulem de maneira livre pela rede mundial de computadores, e prejudicando as publicadoras e produtoras de nossa amada 8ª arte.